terça-feira, 29 de maio de 2012

Manutenção: troca das mangueiras da linha de combustível

Parece algo simples, mas a exemplo da foto que abre a seção sobre manutenção, uma mangueira ressecada pode levar a perda total dos nossos amados carrinhos. Nessa primeira postagem irei ensinar como fazer a substiruição das mangueiras do tipo cristal (menos seguras)...

(mangueira do tipo cristal)

... pelas mangueiras de injeção eletrônica, bem mais seguras e que são utilizadas nos carros atuais.

 Nas lojas o preço médio do metro destas mangueiras fica em torno de R$ 5,00 ou R$ 6,00 (cristal) e R$ 10,00 a R$ 15,00 (injeção), apesar de chegarem a custar quase o triplo do valor das mangueiras do tipo cristal, as de injeção eletrônica são imensamente mais seguras, pois elas possuem três camadas de revestimento, contra apenas uma da cristal.

Material necessário:

1 metro de mangueira de injeção eletrônica (o diâmetro da passagem de combustível pode ser 5, 6 até 7 mm) *Caso queira trocar a linha de combustível completa (o indicado) você deverá comprar 1 metro e meio de mangueira;
8 presilhas(abraçadeiras) de metal (tipo rosca sem fim);
1 estilete ou lâmina para cortar os pedaços da mangueira;
1 filtro de combustível (compre Tecfil ou Bosch, são as melhores marcas e para fusca e derivados é bem barato);
Chave de fenda ou de boca no diâmetro do parafuso da presilha.

 Procedimento:

1º passo: primeiramente será necessário soltar todas as mangueiras da linha de combustível, com estas mangueiras você irá se basear para realizar os cortes na mangueira de injeção eletrônica;
2º passo: coloque as partes medidas e cortadas da mangueira de injeção em cada local onde estavam as mangueiras antigas. Lembre-se de passar pelos tubos as presilhas antes de fixá-las em seus locais.
Atenção: as presilhas ficarão nesta sequência - 1ª presa no tubo metálico de saída de combustível do tanque (será necessário desaparafusar o tanque e erguê-lo para realizar esta parte - se houver duas pessoas fica mais fácil), 2ª presa na junção entre a mangueira que veio do tanque e o tubo metálico que guia o combustível por dentro do túnel de vento, 3ª presa no fim do tubo que veio do túnel de vento e aparece na lateral da capela do motor, 4ª na entrada do filtro de combustível (observe no filtro que há inscrições indicando a entrada e a saída de combustível), 5ª na saída do filtro...
...6ª na entrada da bomba de combustível, 7ª na saída da bomba (cuidado quando for colocar na bomba, pois é uma peça mais sensível, de preferência passe um pouco de gasolina na boca da mangueira que ela entra mais facilmente) e finalmente a 8ª fica presa no encontro entre a mangueira e a entrada do carburador;
3º passo: quando for apertar as presilhas não é necessário "estrangular" as mangueiras, aperte até o momento em que ficar um pouco mais "pesado" o parafuso, a presilha tem a função de lhe dar uma maior segurança contra vazamentos.

Lembre-se, não é força, e sim jeito. Pronto, agora vc pode religar o carro e verificar se funciona normalmente. Talvez demore um pouco para o motor funcionar, pois você retirou um pouco do combustível que estava nas tubulações.

Parece complicado de fazer, mas você verá que não é difícil, é só prestar atenção na sequência das mangueiras e fazer as junções. No meu fusca eu já utilizo essas mangueiras a mais de três anos, agora que estão começando a apresentar um início de ressecamento, mas lembrem-se que este tipo de mangueira tem três camadas, e cá entre nós, mais de três anos de uso já pagaram o valor gasto há muito tempo, na época em que fiz o serviço não devo ter gasto mais que R$ 25,00, além da segurança que esta mangueira representa um outro detalhe é que ela não permite que o cheiro de gasolina passe, o que não acontece com a do tipo cristal. 

Tem certas "economias" que é melhor não fazer, pense nisso e qualquer dúvida estarei pronto para lhe ajudar, é só deixar seu comentário! Espero ter ajudado!

Anderson - Cangaceiro Rabugento.

Cangaceiros VW's de Pernambuco

domingo, 27 de maio de 2012

Cheetos: é lindo!

Sábado à tarde, sol bonito, uma câmera na mão, um carro mais bonito ainda. Leandro levou o Cheetos até o PHMG (parque histórico do Monte dos Guararapes), é o local que em idos de 1650 ocorreu uma batalha entre portugueses e holandeses e no local foi erguido um monumento em recordação à batalha. Fim de tarde e fotos lindas...













Cidade do Recife ao fundo







Cangaceiros VW's de Pernambuco

sábado, 26 de maio de 2012

Encontro: Amigos do sábado - fotos

Amigos aconteceu hoje à tarde o encontro dos "Amigos do sábado", o evento reuniu vários carros multimarcas, fuscas e derivados, apenas o Gibão Cheetos representou os carros dos Cangaceiros, mas os Cangaceiros marcaram presença.

Seguem as fotos do encontro.




O evento foi marcado pela presença de séries especiais de modelos clássicos como este Opala SS, além de uma Caravan SS
















Minha Dafra Super 100 também é uma refrigerada a ar!
























Esse Ford Landau é um conforto só!

























Cangaceiros no encontro




Chico doido para dar uma volta! Cuidado com o prejuízo!










Cheetos chegando!




Tarde boa com os amigos.
160 cavalinhos relinchando



Se eles tem R1, os Cangaceiros tem Super100 (air cooled).




Cangaceiros VW's de Pernambuco