terça-feira, 25 de setembro de 2012

Manutenção preventiva - bateria x incêndio

   Cuidados simples com a bateria podem evitar incêndios...


 


... os dois incêndios tiveram origem semelhante, ambos provavelmente se originaram de um curto-circuito na bateria. Então você se pergunta como é possível que isso ocorra?
   Pois bem, a bateria de nossos amados fuscas está localizada logo abaixo do banco traseiro, geralmente sob o lado direito do banco traseiro.

Foto: Igor N. Barros

O problema está logo acima da bateria, o banco. Sua estrutura feita de metal fixo (base) e flexível (molas),...

 Foto: Igor N. Barros
 ...além da toda a espuma e o estofamento são como juntar brasa e gasolina quando ocorre um curto-circuito na bateria. Geralmente este tipo de curto-circuito ocorre quando algum tipo de peso, seja uma pessoa ou algum objeto força as molas para baixo, fazendo com que o metal enconste nos pólos da bateria, consequentemente gerando faíscas, calor e o princípio de incêndio, se o foco for logo detectado o extintor do carro deverá ser suficiente para resolver o problema, caso contrário as coisas podem ficar bem feias.

   Alguns detalhes simples podem lhe ajudar a evitar esta dor de cabeça. Primeiramente é sempre bom manter as fiações, tanto da bateria, bem como de todo carro em sí em dia, verificar de vez em quando as fiações é fundamental para sua segurança e a segurança de sua família, além de manter seu carro livre de perigos elétricos. Outro detalhe, bem simples por sinal, é manter a bateria coberta, ao menos os pólos e fiações para evitar o contato com o metal. Você pode fazer esta proteção ou comprar uma capa específica para esse uso. Se quiser comprar, na internet são vendidas capas de proteção para a bateria como esta das fotos...


... elas custam por volta de 40 a 50 reais, feita com um tipo de plástico, ela vai sobre a bateria, isolando-a do assento, evitando assim o contato. Se você quiser algo mais barato, você pode comprar uma folha de piso emborrachado...

... ele custa entre 15 e 30 reais, em armazéns e lojas de tapete, uma folha é suficiente para o serviço, basta então cortar no tamanho um pouco maior que a bateria e posicioná-la. É um local que dificilmente terá movimento e é pouco provável que a bateria fique descoberta com facilidade. Ainda há uma solução mais barata, caso você tenha em casa um velho tapete de carro, que está jogado e sem uso, basta cortá-lo, mais ou menos como o piso emborrachado e cobrir a bateria, o limite é a imaginação e principalmente a segurança.

   Só lembrando de outro detalhe, mesmo com todos estes cuidados, é fundamental que seu extintor de incêndio esteja dentro da validade, carregado e sem o plástico que o envolve (por mais absurdo que pareça com o plástico gera multa), caso haja algum problema com o extintor você pode ser multado em R$ 127,50 e ainda ganhar 5 pontos na carteira. São pequenos detalhes que podem livrá-lo de uma multa e pricipalmente de um incêndio. Esperamos ter ajudado. Dúvidas entre em contato conosco, ficaremos felizes em responder.

Cangaceiros VW's de PE
Departamento de manutenção preventiva


Cangaceiros VW's de Pernambuco

7 comentários:

Fabio Nani disse...

Boa Anderson... ISSO É MUITO ÚTIL!

Pois é... o Rhino está com um destes problemas, a mangueira de combustível está muito ressecada e passa por cima do Alternador... é uma bomba chiando!

Energia e Gasolina não se misturam!

O curto dos pólos da Bateria também era possível. Já dei um jeitinho ;)

Anderson disse...

Eita, gasolina e eletricidade é muito perigoso mesmo, é só olhar a primeira postagem sobre manutenção e fazer o serviço, ou é só marcar que fazemos. Colocou o quê sobre a bateria? Um tapete velho?

Fabio Nani disse...

Sim... um pedaço de tapete, mas de tecido (forração) Todo errado :(

Tem que desenrolar um de borracha!

Com MEDO por causa destas imagens, já atualizei meu extintor e dei "um trato" na mangueira. Ainda passa por cima do alternador mas não toca mais em nada.

O Rhino precisa é trocar TODAS as mangueiras... Tá tenso o negócio lá!

Anderson disse...

É tem de ser de borracha mesmo, ou algo de material isolante. Quando quiser nós vamos até tua casa e trocamos as mangueiras do Rhino, é só marcar!

Fabio Nani disse...

Beleza... vamos nos falando... sempre! :D

Alef nascimento disse...

Pela foto da bateria, posso ver uma barra que sustenta o banco,que nome se dá a essa barra e onde posso encontra-la?
nonatomoreno@hotmail.com.br

Alef nascimento disse...

Pela foto da bateria, posso ver uma barra que sustenta o banco,que nome se dá a essa barra e onde posso encontra-la?
nonatomoreno@hotmail.com.br