Mais uma vez, estamos postando sobre um dos estilos existentes para personalização dos fuscas, embora já havíamos falado que uma personalização deve seguir o gosto do proprietário, estamos colocando aqui as caracerísticas de alguns existentes e que servem de inspiração para nós. A seguir, informações sobre o badalado estilo californiano.
O nome Califórnia look (ou Cal Look, simplesmente) apareceu pela primeira vez na edição de
fevereiro de 1975 da revista Dune Buggies
& Hot VWs. Na capa um exemplar 63 com a suspensão dianteira rebaixada,
o cromo suavizado, rodas BRM montando pneus 185/15 na traseira e 135/15 na
dianteira, com T-bars no lugar dos parachoques
e interior refeito sob medida, a gosto do dono. O motor era um 88 x 69 (1679cc)
com dois carburadores Weber 48 IDA, seguindo a tendência dos motores dos
pilotos do arrancada da época.
Capa da Dune Buggies and Hot VW's em que apareceu o primeiro modelo Cal Look |
Outros exemplos de VW foram modificados
posteriormente a seguir o mesmo estilo, tendo como denominador comum a
suspensão dianteira rebaixada, carroceria suavizada e motores fortes. Na referida revista apareceu também um desenho
esquemático que ilustra perfeitamente o que era Cal Look.
Desenho esquemático em que as características do Cal Look eram discriminadas |
Podemos ver, portanto, que o Cal Look nasceu a partir de um conjunto de características inspiradas
nos besouros aparentemente inofensivos das pistas de corridas dragster de alguns
anos antes e que faziam muito sucesso.
Modelo drag de sucesso que inspirava o Cal Look |
O fenômeno do Cal
Look realmente nasceu na pequena Orange County nos subúrbios de Los Angeles,
onde, com base na crescente indústria de peças especiais modificadas para os
besouros (empresas como Empi, Scat, Gene Berg, DDS, etc) foi formado o clube Der Kleiner Panzers, em meados da década
de 1960, por entusiastas de Volkswagen. Ao longo do tempo, eles foram
modificando seus veículos até chegar ao visual californiano definitivo na
década de 1970.
Para compreender o
choque que foi o Cal Look na década
de 1970 é importante ter em mente que, naquele tempo, os mais modificados
besouros tinham uma estética bastante discutível, com aletas ampliadas, rodas
com tala de 8” de largura, motores cromados, rodas com pintura metalflake, murais na carroceria e todas
as pompas da época, um verdadeiro espalhafato. Enquanto a Cal Look usava o “menos é mais” até o fim, com carros pintados em
uma única cor, de preferência primária, a largura das rodas é ditada pelas
necessidades de tração na pista de drag e não pelo ego do proprietário, o corpo
é achatado, os elementos desnecessários são removidos. Em suma, é um estilo relativamente
simples de se colocar em prática, com estética e resultados de desempenho bastante
satisfatórios.
Se no final dos 60
a maioria dos bugs montavam rodas do Porsche
356, com a consolidação do Cal Look e
tornou-se popular rodas BRM (de magnésio, altamente valorizada pela sua
leveza), 8 spokes, a linha central
Empi tipo drag racing e um pouco mais
tarde as Fuchs do Porsche 911, de
preferência em sua aparência original, fundo preto com braços polidos.
Com o passar dos anos, o estilo se tornou muito
popular, mas os gostos estavam mudando, corridas dragster estavam perdendo
popularidade, a gasolina estava cada vez mais cara e na década de 1980 começaram
a aparecer besouros pintura original, os motores já não tinham que ser tão
monstros com os dois Weber 48 IDA, além de que os pneus e suspensão traseira foram
ficando cada vez mais baixos.
Suspensão com dianteira rebaixada (rake característico) |
No início de 1990,
o clube Der Kleiner Panzers reviveu
em sua terceira geração, cujos membros começaram a criar carros com uma
estética que manteve muitos elementos originais, porém, mantendo os motores mais
potentes que os caracterizaram sempre. Eles também mantiveram os cromados e
frisos, pára-choques, áudio e os interiores eram quase sempre de fábrica. O
novo estilo foi chamado na Europa como “à moda antiga”, ou old school mas este será tema de uma matéria posterior.
Modelo com exposição do motor característico de um cal look |
O estilo
californiano ainda é muito seguido mundo afora, principalmente nos Estados
Unidos, seu berço. Aquí no Brasil, não há muitos registros de fuscas
modificados seguindo este estilo, mas sabemos que há estusiastas e alguns até
já apareceram em revistas relacionadas ao mundo VW w ar.
E um vídeo de época produzido pelo programa inglês Top Gear:
Obs¹: Todo o texto foi traduzido e adaptado do original publicado no site Amics del Volkswagen de Cataluña (http://www.avwc.org/fotos/ESTILSVW/calook-oldschool-castella.htm)
Obs²: As imagens foram retiradas do mesmo site, fonte das informações.
2 comentários:
Sem dúvida meu estilo favorito!!!
Muito legal o post!
Valeu Fabio! Nem falo muito, pois tenho uma queda por este estilo...
Postar um comentário