A personalização dos carros não é de hoje. Desde os anos 60 que os carros são customizados conforme o gosto do dono e os acessórios disponíveis no mercado. A personalização vai muito mais além de deixar o veículo com melhor aparência, na verdade, a personalização mostra muito do que o dono é, torna o carro sua extensão.
Como este blog é sobre veículos movidos pelo motor VW a ar, vamos falar um pouco sobre os vários estilos que se enquadram os VW no Brasil e no mundo.
Começamos a falar sobre o tipo de personalização que ocorreu no Brasil entre as décadas de 60, 70 e 80 principalmente e que está ressurgindo a partir dos novos donos, ou mesmo por aqueles que viveram sua juventude nesta época e equiparam seus veículos com este estilo denominado hoje como Velha Escola Brasil, ou simplesmente VEB.
No Brasil, em cada época, havia uma variedade de acessórios disponíveis para cada dono. Acessórios como rodas, bancos, voltantes, manoplas, pedaleiras, escapamentos, rádios, além de incrementos para o motor como carburadores modificados ou adaptados de outros carros, aumento de cilindrada, kits para aumento de potência e finalizando com uma suspensão rebaixada. Estes são os componentes que validam o estilo VEB e que estão em voga novamente. Infelizmente não há nova fabricação destes acessórios (com exceção de alguns modelos de rodas de liga), a absoluta maioria são restaurados e reinstalados.
Propaganda de época |
Modelo de competição da antiga divisão 3 |
Mas não somente na aparência, como falei antes, a partir das preparações de motores caseiras, surgiram, em vários locais, as chamadas escuderias. Estas eram grupos de amigos que deixavam seus carros envenenados para competir com outros grupos, outras escuderias, em rachas amadores nas ruas.
Duas escuderias que disputavam rachas |
Modelo de motor com preparação forte para competição |
Hoje, muitos donos de fuscas e derivados, além de outros modelos de outras marcas, personalizam os seus veículos com acessórios sobreviventes da época e mostram que, em meio à possibilidade de adquirir acessórios internacionais, há a valorização do estilo nacional de customização. Muitas peças são encontradas em ferros velhos, ou em carros abandonados há anos, onde não há uma deterioração destas partes e, consequentemente, facilidade na restauração mantendo principalmente a segurança.
Cada ano que passa, mais adeptos ao estilo nacional de customização colocam seus carros nas ruas e nos encontros com qualidade, não devendo nada aos gringos.
5 comentários:
Isso é o bonito na Cultura VW... Seja original, preparado, hot, resto, cal, german, rat... Enfim, ANDAM JUNTOS!
Normalmente em outros clubes/grupos de carros, tais categorias tendem a separar a galera.
Isso é feLomenal! :D
Grande Fabio!! Isso mesmo, são muitos estilos a seguir inclusive nenhum deles ou o próprio! Essa é a alma da cultura VW!
Abração!
As fotos antigas são ótimas. Gostaria de usa-las em um artigo para o portal AutoClassic.
Só posso usar peças da epoca do meu carro? Então o que usar em um Fusca 1974?
Eu tenho um costomizado de epoép
Postar um comentário