quinta-feira, 9 de maio de 2013

Comparativo - 1300 e 1300L e suas diferenças.

   Em 1975 a família fusca ficou completa com o lançamento do fusca 1300L (versão luxo do fusca 1300). Somado a versão "L", ainda havia o 1300 standard (std), o fuscão 1500 o super fuscão 1600.
   Neste comparativo vamos mostrar as diferenças entre as duas versões do 1300. As diferenças não eram muitas, detalhes estéticos, uma pequena, mas relevante diferença estrutural e mais alguns opcionais de fábrica.

MOTOR E CAIXA DE MARCHAS - Em ambas as versões, tanto o motor, quanto a caixa de marchas eram os mesmos, portanto se alguém tentar lhe vender um fusca 1300L alegando que o "motor é 1300L", ou a pessoa não conhece o carro ou está tentando levar vantagens em alegar que o motor é da versão "L".

PISCAS - As lentes dos piscas eram as mesmas, na cor amarelo âmbar, a diferença é que no 1300L a capa era em metal cromado, enquanto que no 1300 std a peça era também em metal, porém pintada na mesma tonalidade da carroceria.



LANTERNAS -O fusca 1300L seguia o mesmo padrão do fuscão, adotando as lanternas do tipo "capelinha" ou "pata de cavalo" (possuindo 3 lâmpadas - piscas, freio/lanterna e luz de ré), as lanternas eram de duas cores apenas, sendo vermelha para pisca e freio, branca para ré. No fusquinha o padrão das lanternas seguia o mesmo modelo dos fuscas da década de 1960, tendo apenas o pisca e freio/lanterna, a peça sendo totalmente vermelha.





PARA CHOQUE - A diferença, por mais estranho que pareça era apenas a presença da fita preta nos para choques da versão luxo, detalhe inexistente no standard.

FRISOS - O 1300L seguia o mesmo padrão de frisos externos do fuscão 1500, os frisos além das laterias do carro estavam presentes nos estribos, no capô (central) e nas molduras dos vidros. No fusquinha não havia os frisos do capô, nem do estribo.





TAMPA DO MOTOR - A tampa do motor no modelo standard era totalmente lisa, sem aletas. Enquanto que na versão mais luxuosa a tampa era aletada, semelhante a do fuscão, contando com 28 aletas para melhorar a ventilação no motor.





No interior das duas versões também haviam diferenças de acabamento.

BANCOS - A estrutura dos bancos era igual, a diferença estava no tecido usado para a forração, geralmente a forração da versão luxo era mais requintada, tendo costura eletrônica e um acabamento melhor, enquanto que na versão std era mais simples.

PAINEL - A diferença mais marcante no visual do interior era a capa preta em vinil, que recobria todo o painel dos 1300L, no fusquinha não havia a tal capa, a lataria pintada no mesmo tom do carro ficava aparente.



   Outra diferença visível no painel eram os aros do velocímetro e do marcador de combustível, na versão "L" estas peças possuíam acabamento cromado, enquanto que na versão mais simples eram pintadas de cinza.

SUSPENSÃO - É sem dúvida na suspensão a mais marcante diferença entre as versões, o 1300L passou a utilizar a suspensão dianteira do fuscão 1500, de pivô, um melhoramento da antiga suspensão de embuchamento.


 Pivôs
Embuchamento

OPCIONAIS - Na versão 1300L existiam alguns opcionais quando se encomendava um carro zero nas concessionárias. Como exemplo as forrações para os bancos em cores diferenciadas, a bela forração vermelho Turim era uma delas.




   Outro opcional importantíssimo era o freio a disco nas rodas dianteiras, possibilitado pelo advento da suspensão de pivô. No std não havia a possibilidade de opcionais.

Detalhe - Muitos 1300 standards eram vendidos para frotas, as empresas, particulares ou públicas não se importavam com o refinamento do acabamento do carro, acabavam economizando alguns cruzeiros, muito do posto de líder de vendas do VW Gol se deve a esse detalhe, muitos carros são vendidos a empresas.

A cada ano existiram diferenças mínimas, mas basicamente são essas as diferenças entres as versões do fusca 1300, "L" e o "STD". Dúvidas é só perguntar!


Cangaceiros VW's de Pernambuco

59 comentários:

Anônimo disse...

Havia diferenças nos aros dos instrumentos como Medidor de combustível e odômetro(velocímetro), no caso do fusca 1300-L eles eram cromados já no 1300 std ele eram pintados de cinza. Antes de 78 o 1300-L entrada de ar quente e alguns casos como no sul do pais existia até aquecedor independente.

Anderson disse...

Legal suas observações João, como eu havia escrito lá no fim da postagem haviam pequenas diferenças que surgiram com o passar dos anos e especificações a depender do local da venda, por isso que a história do fusca é tão vasta e interessante. Valeu amigo e seja sempre bem vindo a esse espaço.

Anônimo disse...

Cara, a matéria sobre os 1300 e 1300 L tá show, mas tem um a coisinha q está totalmente errada. Nunca existiu a tonalidade vermelho turim pra os bancos do 1300 L.. As únicas variações no tecido dos bancos só surgiu em 1977 quando os bancos passaram a ter como opcional o acabamento em veludo na faixa central e carpete no assoalho. E isso só se aplicava nas versões de acabamento monocromático marrom, o padrão dos L 1a série (04/1975 a 1976) era o preto e só, para fim de placa preta hj em dia só esses são válidos. Pois muito raramente aparecia um ou outro no padrão Castor ou Areia que só foi oferecido em 1975 (se não me engano). Infelizmente o tecido central dos bancos hj em dia não existe mais.. E os arinhos dos marcadores do painel eram Alumínio Opalescente, além da diferença do velocímetro dos 1300 e 1300L de 1977, que no L era idêntico ao modelo do 1978 com fundo preto, já no STD é igual ao nosso do 1976.. 1977 foi um ano transitório nos fuscas pois mesclam detalhes do 1976 e adiantava tendências do 1978.
Desculpa as observações, mas é a loucura de quem passou mais de ano focado em descobrir tudo sobre esse modelo...

Quem tá escrevendo é Fernandinho ( herbie 76)

Anônimo disse...

Retificando: Os arinhos eram Alumínio Opalescente nos 1300 STD. E mais um detalhe. a partir de 1976o modelo ganhou freios a disco como opcionais.

Anderson disse...

Ok Fernandinho, se você está dizendo tranquilo, sei que você conhece bem os modelos, mas valeu pelas considerações, com o conhecimento de cada um podemos sempre manter a memória dos nossos besouros viva. Valeu.

RAIMUNDO disse...

Raimundo. Como podemos explicar meu fusca é segundo dono pintura original tenho livreto porem o modelo da carroceria e pivo de suspensão 1300-L mas no documento consta 1300. Nao deveria constar 1300 L? se alguem puder me responder!

Anderson disse...

Raimundo está meio estranho, mas eu não me admiro com a diferença nos documentos, pois nossa Maria Bonita Isabela tem um fusca GL e no documento não consta este detalhe, mas acredito que se vc quiser poderá ir ao Detran de sua cidade e tentar resolver esta questão, ou melhor ainda, passar num clube oficial de fusca e pedir que eles verifiquem as especificações do seu carro para te dar mais informações sobre esta diferença. Valeu e espero ter ajudado.

Ricardo disse...

Olá! Gostaria de saber se o ar era standard ou opcional nos VW 1300-L. Alguém poderia esclarecer?

Ricardo disse...

Corrigindo gostaria de saber se o ar quente era opcional ou standard nos VW 1300L

Anônimo disse...

Ar quente era de série até 1972 a partir de 1973 passou a ser opcional tanto nos 1300 quanto nos 1500. E assim foi até o fim em 1986 e continuou na série Itamar. Nos 1300 e 1300L de 75 3m diante vale a mesma regra.

Anônimo disse...

oi possuo um fusca 1300-L do ano de 1976, e queria saber sobre o escapamento dele ele ´original mais porem ele é mais grande e mais aberto possui 2 e da mais barulho mais auto e mais grosso porem outros fuscas não vi com este mesmo tipo de escape sovi em minha cidade toda, você poderia me explicar essa diferença ?

Anônimo disse...

Affffff: escapamento "mais grande" com barulho "mais auto"!!! A língua portuguesa manda lembranças...

Anônimo disse...

traduzindo burro

Anônimo disse...

Caros amigos, gostaria de saber se o fusca 1300L anos 77 tinha luz de ré, pois o meu não consta na caixa de marcha o bulbo de ré e nem tem o local de colocar. Alguém pode me responder essa pergunta?

Unknown disse...

Tenho um 1300 ano 75, estou com dúvidas com relação ao aquecimento que o meu não tem, porém não sei como é o acabamento original da saída de ar do motor pois parece que foi cortado.

bete disse...

Gente alguem me ajuda??? Preciso saber como eram os bancos dianteiros do fusca 76? com encosto de cabeça? sem encosto? tinha alavanca na lateral para abrir?

Unknown disse...

Tenho um 1300 std 1981 gostaria de saber se o painel é o redondo ou o quadrado

MÉDICOS e REMÉDIOS disse...

O cara quer corrigir os erros de portugues dos colegas mas não mostra a cara, mas ele entendeu que tudo que é mais grande é maior...

bahia disse...

Boa noite amigos, Tenho um fusca 1300 ano 1975 1976, minha duvida esta na numeração, o chassi começa com "BJ" e o motor começa com "BF" vou ter problemas na placa preta???

Unknown disse...

com certeza andre... tem q constar no documento uma observação sobre isso, pois pode gerar problemas para voce na hora do licenciamento venda etc

Unknown disse...

tenho um 78 1300l e gostaria de saber dos opcionais dessa época(78) ele tem a mais o freio a disco e o ar quente alem dos incremento do L ( entrada de ar na tampa motor ,faixa preta no para-choque aro cromado no velocímetro e no medidor de combustivel)

Unknown disse...

Sobre os aros, no meu 74 veio equipado com rodas de 5 furos porem para pneu radial( tala larga) é original? Cristiano.

Unknown disse...

Sobre os aros, no meu 74 veio equipado com rodas de 5 furos porem para pneu radial( tala larga) é original? Cristiano.

Antonio Carlos disse...

Sobre o escapamento do 1300 L 1976, Sim eles são maiores e o som é mais alto

Antonio Carlos disse...

Raimundo,tenho um 1300L e no documento não consta a letra L

Unknown disse...

Caros colegas, Tenho um fusca 1300 76/76 e gostaria de saber sobre o farol, o original é abaulado igual do 75 ou já é o modelo novo?
Veio com o abaulado com lente amarela, isso tá certo? Obrigado pelo conhecimento aqui exposto.

igor disse...

Augosto, a lente amarela era acessório de época, os mais conhecidos eram fabricados pela Rossi e pela própria Cibié.
Porém, sobre o tipo da lente, em 76, dependendo do período em que foi fabricado, saiu tanto com lentes retas quanto com lentes abauladas..

Unknown disse...

Alguém sabe me disser tem alguns fuscas 72 que doc consta ser 1300 mas o as lanternas traseiras e tampa do motor do fuscao e a suspenção dianteira é de pivô e na transeira também e 4furos e a caixa tem a cebolinha da luz de ré. Será que pode ter saído ainda?

Unknown disse...

Ola, gostaria de saber se no 1300-L de 76, todos tinha frisos no capô, pois tenho um e ele nao tem. E gostaria de saber se as lanternas traseiras nesta ano eram de três ou duas cores?? Grato vitor

mi.... disse...

Boa tarde pessoal, gostaria de tirar uma duvida..tenho um fusca ano 75.
Ele nao tem retrovisor do lado do carona e nao tem luz de ré!
E isso mesmo? Original do modelo e ano?
Passa na vistoria assim mesmo?

mi.... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre disse...

Amigo,

tenho um Fusca 75 1300 Standart que estou restaurando e gostaria de confirmar os detalhes. Frisos do capô inexistente, tampa do motor lisa, lanternas sem luz de ré, capa do pisca na cor do carro, rodas 4 furos com copinho central, tudo confirma. Minha dúvida é o farol, se é do modelo arredondado ou lente reta. O parachoque original tem a fita preta ou não? Tem mais algum detalhe no parachoque?


Obrigado!

Andre disse...

outra dúvida do fusca 1975 1300 Standart se ele vinha com friso no estribo.

Unknown disse...

Olá pessoal ,sou o Ari tenho um fusca 1300 ano 1974 vermelho rubi acredito que seja do modelo STD ,gostaria de saber se tem algum número no documento letra que informe sobre isso .O meu tem lanternas traseiras totalmente vermelhas com friso cromado ,os vidros não tem frisos ,estribo sem friso e no painel os friso são cinza não tem friso no capô .

Unknown disse...

Olá pessoal ,sou o Ari tenho um fusca 1300 ano 1974 vermelho rubi acredito que seja do modelo STD ,gostaria de saber se tem algum número no documento letra que informe sobre isso .O meu tem lanternas traseiras totalmente vermelhas com friso cromado ,os vidros não tem frisos ,estribo sem friso e no painel os friso são cinza não tem friso no capô .

Unknown disse...

Boa tarde! Tenho um fusca 75 1300L. Quero arrumar o interior do carro. Gostaria de saber se a capa do painel é de plástico ou revestida com courvin. Outra pergunta é em relação aos bancos: quais eram os modelos origianis? Todo preto? Ficaria agradecido pela resposta. Abraços

Unknown disse...

Não tem ano 74 1300L?

Unknown disse...

Boa tarde,tenho um fusca a álcool, detalhe ele é 1.300 L e segundo todas as pesquisas que fiz só encontrei na versão 1.300 álcool a versão L não consta em lugar algum., outro detalhe ele é monocromático,segundo o proprietário anterior o qual o adquiriu do primeiro dono foi montado a pedido,desde a forração de teto e totalmente diferente da convencional monocromática.,alguém aí tem noticias de um veículo igual,sou apaixonado por fuscas, todos que vejo presto atenção mesmo assim nunca vi outro igual. Segundo o ex proprietário os acabamentos dele, forração interna foi utilizado os mesmos materiais do passar TS monocromático por se tratar de um veículo montado sob pedido. Se alguém aí souber de algo há respeito por favor deixem um comentário aqui, desde de já agradeço!

Unknown disse...

Boa tarde,tenho um fusca a álcool, detalhe ele é 1.300 L e segundo todas as pesquisas que fiz só encontrei na versão 1.300 álcool a versão L não consta em lugar algum., outro detalhe ele é monocromático,segundo o proprietário anterior o qual o adquiriu do primeiro dono foi montado a pedido,desde a forração de teto e totalmente diferente da convencional monocromática.,alguém aí tem noticias de um veículo igual,sou apaixonado por fuscas, todos que vejo presto atenção mesmo assim nunca vi outro igual. Segundo o ex proprietário os acabamentos dele, forração interna foi utilizado os mesmos materiais do passar TS monocromático por se tratar de um veículo montado sob pedido. Se alguém aí souber de algo há respeito por favor deixem um comentário aqui, desde de já agradeço!

Unknown disse...

Opa, gostaria de saber qual é a cor e modelo dos bancos do fusca 1300L ano 78, ou a cor é opcional?

Unknown disse...

1300 L - ano de lançamento: 1975 (1974 não existia...só 1300 standard)

bancos 1300 L - similares aos usados nos primeiros Gol, porem sem encosto de cabeça e sim, possuem gatilho lateral para reclinar. Padronagem de tecido: geralmente courvin nas pontas e veludo canelado no centro. 1300 standard TODO EM COURVIN PRETO.

painel 1300 L - Todos com capa PLÁSTICA preta, aro de velocímetro CROMADO, instrumentação fundo PRETO até 1979, CINZA em 1980 e 1981.

quadro de suspensão 1300 L - todos com sistema de PIVÔS (adotado nos Fuscão 1500 à partir de 1971), freios a disco eram opcionais, não de série (só passaram a ser de série em 1984) - o único modelo com freio a disco de série era o 1600S "Bizorrão" (1974 e 1975).

parachoques 1300 L - todos com fita preta. Hoje é IMPOSSÍVEL ver um 1300 standard com o parachoque inteiramente cromado, sem a fita, porque os próprios parachoques de reposição já vem com a fita neles...então, muito difícil se basear em originalidade nesse aspecto (sendo que a existência da fita não altera em nada a avaliação do automóvel para obtenção de placa preta)

lanternas 1300 L - pata de cavalo ou capelinha, como chamam em alguns lugares. As cores das lentes também são outra característica que não desqualifica o automóvel em questão de originalidade (se é bicolor ou tricolor...na época existiam os dois modelos e ambas sairam nos modelos, aleatoriamente). Lanterna "peitinho" ou "modelinho" existiu de 1963-64 até 1982 nas versões 1300 STANDARD (em 1983 TODOS já saíam com lanterna FAFÁ de fábrica e o motor 1300 deixou de ser produzido nesse mesmo ano).



Filipe Prates disse...

Fala Vitor blza, não sei se vai adiantar , mais tenho um 79 1300L ele não tem frisos no capo e a lanterna é de duas cores vermelha e branca .. abrs

Unknown disse...

Tem algo errado por aí, pois tenho um 1300L ano/modelo 1978/1979 e as lanternas trazeiras não sao pata de vaca, e sim aquelas menorzinhas, mais antigas. A tampa do motor tambem nao possui aletas, é lisa. Painel é da cor do veiculo. Este carro passou a vida toda na minha familia, nunca foi remodelado.

Unknown disse...

Boa tarde...tenho um 1300L 77, documentos não consta o L porêm tem tudo original do L inclusive banco traseiro, suspensao a pivo, estava com os tambores na dianteira...achei o antigo dono ele me informou que ele tinha os freios a discos mas foi tirado...refiz os freios e voltei com os discos...no começo fiquei intrigado por causa dos documentos, mas acabei descobrindo que realmente é um L legitimo...e tbm que ele era vermelho, e que alguma hr da vida dele foi pintado de branco...ele vai pra restauração e vai voltar a ser vermelho ..

junio disse...

Olá, boa noite,m muito boa essa matéria, eu tenho algumas dúvidas a primeira é como eu sei se meu fusca é 1300 ou 1300 L ?
As outras dúvidas são, qual é o banco certo do fusca 1300 std 1975 ? E o o fusca 1300 std 1975 é 4 ou cinco furos ?

Unknown disse...

Boa noite! Pessoal tenho um fusca 76 1300L, os bancos baixos com tecido ao centro... e original do ano? Outra dúvida é em relação as rodas... pode colocar as calotas grandes ou só as copinho? Qual seria a original para o ano ? Nos parachoques pode colocar os batentes de plástico ou só os cromados? Obrigado!

Unknown disse...

Olá, com relação a Fusca 1300 L de 1982, a Tampa do motor também era a aletada ou a fechada? Tenho um 1982 e tenho o histórico de todos os proprietários e todos eles afirmam que nunca alteraram esse item. Conheço bem ele e nao teria o porque mentir. O que acham?

Unknown disse...

Boa Noite !
Achei sensacional a idéia de apresentar as diferenças entre os detalhes do Fusca.
Adquiri um Fusca 1981 1300L, muito satisfeito com a máquina, posto aqui os detalhes de sua "originalidade", Licenciamento "VW / FUSCA"...
Tampa do motor lisa, lanternas Fafá, sem ar quente, "volante preto VW com a raposa"...não posso afirmar que está tudo original...os bancos não tem encosto para a cabeça, rádio é o Bosch 243, cintos diagonais etc...

Abraço à todos !

Penido disse...

Prezado,

Gostaria de um esclarecimento, sabe me dizer existem alguns fuscas 72 que no documento consta como 1300 ( BF ), mas as lanternas traseiras e tampa do motor são do fuscão e a suspensão dianteira é de pivô e na traseira também é 4furos e a caixa tem a cebolinha da luz de ré e com freios a disco na dianteira. Porquê será que existe alguns 72 com essa configuração, como nos 1300L ?

Obrigado

Unknown disse...

Estou com uma duvida..o meu 1300 ano 78 o painel é de ferro, piscas na cor do veiculo e etc..mas meus bancos são de uma cor só..preto com detalhes iguais a uns risquinhos..em preto tb, bancos baixos, de uma cor só..agora a duvida, sera que é original?

Wagner disse...

Primeiramente primeiramente parabéns pelo post, tenho uma pergunta, no modelo 1300 STD 1973 o catalogo da VW informa que existiam opcionais de cores do interior dependendo da cor da carroceria. Era vendido o preto, areia, castor e vermelho, gostaria de saber se esse opcional continuou até 1975?

Unknown disse...

E a tal diferença entre motores BF e BJ para motores 1300?

Pelo que vi em alguns vídeos, motores 1300 com inicial BF seriam do 1300STD e motores BJ seriam do 1300L.
A diferença seria relevante no quesito carburador a ser usado.
30 pic no 1300 BF
30 pic "s" no 1300 BJ

Tenho um fusca 1300 78/78 e ao que tudo indica seria um STD, no entanto, documento, plaqueta dianteira e motor começam por BJ e não BF como os tais vídeos fazem crer.

O colega acima "Daniel Antonello" parece passar por algo que destoa do convencional também.

Enfim, trago a informação pra quem tiver interesse na pesquisa.

Sokol1 disse...

O 1300 do Antonello não parece sr um 300 L. Pode ter recebido o logo 1300 L da concessionaria a pedido ou comprado numa auto peças.

No artigo do blog fala em parachoques do 1300 Standard sem fita preta no centro do parachoques, sou contemporaneo dos Fuscas e na decada de 70 não me lembro de ter visto um Fusca sem esta fita preta. Nem mesmo removido pelo dono, o que os "boys" em geral faziam era pintar o parachoques na cor do carro e colocar um borrachão central, pois nos 70's cromados eram considerados coisa "brega", das decadas anteriores.

Em fotos de testes na Revista Quatro Rodas em que aparece o 1300 Standard (sem friso central no capo) ele esta com a fita preta no parachoques, exemplo (1975):

http://1.bp.blogspot.com/_J_S0apTaP5Q/TIrhLFmY85I/AAAAAAAAAIA/7SUQlNC8MY8/s1600/teste+4+rodas+6.jpg

Esta fita preta deveria ser uma coisa tão barata que provavelmente nem valeria o trabalho/custo de embalar e distribuir duas versões diferentes do mesmo parachoques, seria a tipica "economia porca".

Meu pai comprou um 1300 L em 1976, e os bancos tinham a faixa central de plástico, com um horroroso dezenho em zig-zag. Tecido no centro surgiu depois (78+) nas chamadas versões "monocromaticas" - que curiosamente nunca eram de uma cor só, pois o interior continuava com certas partes em preto.

Vermelho Turim, como alguem observou acima, nunca foi usado em Fuscas de linha dos anos 70 ou 80 - a não ser se alguem ecomendou especificamente, o que dependendo da concessionária era possível conseguir, como duas unidades de Fusca na cor ROSA feitas em certa ocasião.

Vermelho Turim foi opcional do Fusca 1300 entre 1968 e 1970, o "Tigrão"... que só fazia "miau". :)

Unknown disse...

Olá pessoal . Me tira uma duvida . Eu tenho um fusca 78 std .

Gostaria de saber como era o banco dele . O modelo do banco .

Unknown disse...

Blz Raimundo, eu tenho um Fusca que está na mesma situação que o seu, peças 80% originais mas a carroceria e a suspensão é do L mas o motor e o documento é do std

eddie disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

eddie disse...

Alguém poderia me explicar quais tipos de lanterna traseira saíram e em quais modelos, minha dúvida maior é em relação aos 1300l, quais anos saíram bicolor e tricolor. Vlw

Unknown disse...

Reformando meu fusquinha 76 std agora em 2022 e curtindo essa matéria.

Luiz Felipe disse...

Gostaria de saber o logo correto 1300L para a tampa do motor do meu Fusca 1978, pois vi que existe no mercado basicamente 2 modelos sendo 1 1300-L em cromo , 1300L com o fundo em preto e as letras 1300L cromadas.