terça-feira, 29 de maio de 2012

Manutenção: troca das mangueiras da linha de combustível

Parece algo simples, mas a exemplo da foto que abre a seção sobre manutenção, uma mangueira ressecada pode levar a perda total dos nossos amados carrinhos. Nessa primeira postagem irei ensinar como fazer a substiruição das mangueiras do tipo cristal (menos seguras)...

(mangueira do tipo cristal)

... pelas mangueiras de injeção eletrônica, bem mais seguras e que são utilizadas nos carros atuais.

 Nas lojas o preço médio do metro destas mangueiras fica em torno de R$ 5,00 ou R$ 6,00 (cristal) e R$ 10,00 a R$ 15,00 (injeção), apesar de chegarem a custar quase o triplo do valor das mangueiras do tipo cristal, as de injeção eletrônica são imensamente mais seguras, pois elas possuem três camadas de revestimento, contra apenas uma da cristal.

Material necessário:

1 metro de mangueira de injeção eletrônica (o diâmetro da passagem de combustível pode ser 5, 6 até 7 mm) *Caso queira trocar a linha de combustível completa (o indicado) você deverá comprar 1 metro e meio de mangueira;
8 presilhas(abraçadeiras) de metal (tipo rosca sem fim);
1 estilete ou lâmina para cortar os pedaços da mangueira;
1 filtro de combustível (compre Tecfil ou Bosch, são as melhores marcas e para fusca e derivados é bem barato);
Chave de fenda ou de boca no diâmetro do parafuso da presilha.

 Procedimento:

1º passo: primeiramente será necessário soltar todas as mangueiras da linha de combustível, com estas mangueiras você irá se basear para realizar os cortes na mangueira de injeção eletrônica;
2º passo: coloque as partes medidas e cortadas da mangueira de injeção em cada local onde estavam as mangueiras antigas. Lembre-se de passar pelos tubos as presilhas antes de fixá-las em seus locais.
Atenção: as presilhas ficarão nesta sequência - 1ª presa no tubo metálico de saída de combustível do tanque (será necessário desaparafusar o tanque e erguê-lo para realizar esta parte - se houver duas pessoas fica mais fácil), 2ª presa na junção entre a mangueira que veio do tanque e o tubo metálico que guia o combustível por dentro do túnel de vento, 3ª presa no fim do tubo que veio do túnel de vento e aparece na lateral da capela do motor, 4ª na entrada do filtro de combustível (observe no filtro que há inscrições indicando a entrada e a saída de combustível), 5ª na saída do filtro...
...6ª na entrada da bomba de combustível, 7ª na saída da bomba (cuidado quando for colocar na bomba, pois é uma peça mais sensível, de preferência passe um pouco de gasolina na boca da mangueira que ela entra mais facilmente) e finalmente a 8ª fica presa no encontro entre a mangueira e a entrada do carburador;
3º passo: quando for apertar as presilhas não é necessário "estrangular" as mangueiras, aperte até o momento em que ficar um pouco mais "pesado" o parafuso, a presilha tem a função de lhe dar uma maior segurança contra vazamentos.

Lembre-se, não é força, e sim jeito. Pronto, agora vc pode religar o carro e verificar se funciona normalmente. Talvez demore um pouco para o motor funcionar, pois você retirou um pouco do combustível que estava nas tubulações.

Parece complicado de fazer, mas você verá que não é difícil, é só prestar atenção na sequência das mangueiras e fazer as junções. No meu fusca eu já utilizo essas mangueiras a mais de três anos, agora que estão começando a apresentar um início de ressecamento, mas lembrem-se que este tipo de mangueira tem três camadas, e cá entre nós, mais de três anos de uso já pagaram o valor gasto há muito tempo, na época em que fiz o serviço não devo ter gasto mais que R$ 25,00, além da segurança que esta mangueira representa um outro detalhe é que ela não permite que o cheiro de gasolina passe, o que não acontece com a do tipo cristal. 

Tem certas "economias" que é melhor não fazer, pense nisso e qualquer dúvida estarei pronto para lhe ajudar, é só deixar seu comentário! Espero ter ajudado!

Anderson - Cangaceiro Rabugento.

Cangaceiros VW's de Pernambuco

22 comentários:

Anônimo disse...

Segui a dica e comprei as mangueiras de injeção lá em santo amaro auto peças ele é especialista em peças pra carburador. Não está nem esse preço todo, agora não lembro o valor exato mais foi menos de R$10,00 o metro.

Rat Blue - Diego disse...

Faz umas 2 semanas que fiz esses reparos no meu fusca, coloquei essa mangueira de injeção eletrônica, aqui no sul o metro sai R$ 8,00. Limpei o tanque e o carburador pro serviço ficar completo. Abç

Anderson disse...

Ótimo, coloca e vai rodar tranquilo! Eu nunca tive dor de cabeça com o serviço que fiz no meu fusca!

Anderson disse...

Fala Diego, obrigado pela visita ao nosso blog, acredito que vc gostou do serviço, a junção do que vc fez vai te deixar livre de incomodos por um bom tempo! Valeu anigo!

Léo disse...

vou comprar a mangueira pra trocarmos as do cheetos... a patroa ta começando a reclamar muuuuuito do cheirinho de gasosa.

Anderson disse...

A minha reclamava quando eu ia encontrá-la, pois só cheirava a gasolina, troquei as mangueiras e as vedações da bóia que fica no tanque e tudo se resolveu! É só comprar e marcar!

Fabio Nani disse...

Cheiro de gasosa não é só as mangueiras do motor não... tem que trabalhar o respiro do tanque de combustível!!! ;)

Unknown disse...

Zetto - Marçal: Muito bom, acabei de usar o tuto... valeu amigos!

Unknown disse...

Zetto - Marçal: Muito bom, acabei de usar o tuto... valeu amigos!

markosbarketta@hotmail.com disse...

Cara....fiz questão de te agradecer pela dica...fiz no meu fuka 80...ta ninja...tava uma zueira antes...valew brother...parabens pela atitude de passar isso pra gente...vou dar mais olhadas nesse site pra ver oq mais posso fazer no fuskão...

markosbarketta@hotmail.com disse...

Cara....fiz questão de te agradecer pela dica...fiz no meu fuka 80...ta ninja...tava uma zueira antes...valew brother...parabens pela atitude de passar isso pra gente...vou dar mais olhadas nesse site pra ver oq mais posso fazer no fuskão...

Anderson disse...

Marçal que bom que fez o procedimento, realmente vale a pena. Que bom que gostou. Fique sempre atento que vez por outra tem novidade.

Anderson disse...

markosbarketta@hotmail.com, obrigado amigo, que bom que gostou, trabalhamos para ajudar nossos amigos, que assim como nós, são viciados nesse carrinho tão amado.

Lucas disse...

Boa noite. A troca pode ser feita com o tanque cheio?

Unknown disse...

Que mangueira eu ultilizo no suspiro do óleo

igor disse...

Lucas, boa tarde! As mangueiras podem sim ser trocadas com o tanque cheio, porém é preciso tomar cuidado e vedar as primeiras passagens para evitar derramar gasolina.

igor disse...

José Pego, no suspiro de óleo, é interessante utilizar a mangueira que conecta o botijão de GLP e o fogão, pois ela tem uma malha interna que dá maior segurança.

é nois disse...

muito legal eu gostei

Tiago V. Lombardo disse...

Muito bom seu texto, obrigado.
Grande abraço.

Unknown disse...

Dicas muito boas!

RAFAE SS disse...

Bacana! obrigado

Nascimento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.