quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Dicas de manutenção - Lubrificação da suspensão dianteira

   Dando continuidade a série de postagens sobre manutenção de nossos VW's a ar, hoje venho tentar mostrar como você pode melhorar o conforto de seu fusca ou derivado.
   Acredito que muitos sabem que é de suma importância realizar a lubrificação da suspensão dianteira, seja ela de embuxamento ou de pivô. Talvez o que muitos não saibam é onde realizar esta lubrificação, em caso de defeito nos parafusos graxeiros, onde comprar e até que é possível realizar o serviço em sua própria casa.
   Pois bem, vou mostrar algumas partes importantes, que estão envolvidas na lubrificação da suspensão dianteira.


Parafusos graxeiros


   Estes parafusos permitem a passagem da graxa no momento de lubrificação e impedem que a graxa possa retornar ao fim do serviço e no decorrer do uso do carro, devido a pequena esfera situada na parte superior do parafuso. Algumas pessoas relatam que não é fácil encontrar estes parafusos, mas onde compro o preço gira em torno de um real por parafuso. Só é necessário trocá-los se no momento da lubrificação houver algum problema para a graxa passar ou se o mesmo não existir na suspenão (o que pode acontecer devido a má colocação).


Suspensão de pivô (4 parafusos graxeiros)


   Nesta imagem vemos a posição dos parafusos na suspensão de pivô (4 parafusos), no caso da suspensão de embuxamento são 8 parafusos, os quatro marcados na imagem e mais 4, um em cada braço da suspensão, no momento da lubrificação todos tem de ser lubrificados até que a graxa velha (de coloração quase preta) extravase pelos retentores, desta maneira você terá a certeza de que a suspensão foi devidamente lubrificada.

   Onde pode ser feita a lubrificação?

   Geralmente a lubrificação pode ser realizada em lava rápidos, que possuam a máquina de lubrificação de suspensão, podendo ser pneumática, onde o serviço é realizado rapidamente, ou ainda por máquinas manuais...

Graxeira pneumática

Máquina graxeira manual


 ... a máquina manual pode ser comprada em lojas de ferramentas, o preço gira em torno de 35 reais até pouco mais de 100 reais, vale a pena pesquisar os valores em várias lojas.

   A graxa utilizada é a graxa comum, vendida em lojas de parafusos...

(só para exemplificar)

 ...o preço de uma boa graxa gira em torno de 8 reais o quilo, para realizar o serviço em casa geralmente um quilo é suficiente, talvez o maior trabalho para fazer a lubrificação em casa seja o de encher a graxeira manual, devido a mola que ela possui é necessário um pouco de prática, pois se você começar a colocar a graxa dentro da máquina e a mola escapar, você verá uma chuva de graxa, falo por experiência própria. A ponta da graxeira é encaixada no parafusos graxeiro, após o encaixe você bombeará a graxa até que extravase pelos retentores. Para facilitar o serviço o ideal é levantar um pouco o carro com o auxílio de um macaco (não é necessário retirar as rodas do carro do chão, apenas erguê-lo um pouco).

   O serviço realizado em lava rápido tem preço entre 5 e 15 reais.


   Tenha certeza que depois que você realizar ou mandar fazer este serviço, você irá perceber que o carro fica mais macio de guiar e ao passar em buracos ou desníveis na pista você deve perceber uma diminuição dos ruídos causados pelo asfalto danificado. Como diria o Cangaceiro Leandro: "... o Cheetos uma bolinha de borracha...". Ele falou isso após a lubrificação da suspensão do Cheetos.

   Espero ter ajudado mais uma vez, seja mandando fazer o serviço ou você mesmo realizar a manutenção, vale muito a pena, pequenos detalhes como estes deixam seu carro mais gostoso de guiar e quanto mais você cuida do seu carro, mais confiança você tem com ele para realizar uma viagem longa. Os Cangaceiros antes de viajar com seus fuscas e derivados tiram uns dias antes da viagem para realizar estes e outros serviços de manutenção preventiva, para que a viagem seja segura e sem problemas.

   Se você tiver dúvidas sobre este serviço ou sobre as peças mostradas aqui, ficarei feliz em ajudar, é só deixar seu comentário com sua pergunta. Abraço e até a próxima.

Departamento de manutenção dos Cangaceiros


Cangaceiros VW's de Pernambuco

9 comentários:

Andershadow disse...

Hoje lubrifiquei a suspensão do meu fusca, dei uma volta e o carro tá bem gostoso de guiar, verdadeiramente uma bolinha de borracha!

Fabio Nani disse...

Muito útil, principalmente para quem não sabe por onde vai! ... EUUUU! :D

Anderson disse...

Agora num tem desculpa para fazer o serviço!

Fernandinho Souza disse...

Dica de mecânico.
Lembrem-se, sempre levante o carro antes de lubrificar para assim as lâminas de torção "relaxarem" permitindo que a graxa entre em todos os locais o que não é possível com o carro no chão e aslâminas torcidas. E lubrificar não é dar banho de graxa e melecar tudo. Quando estiverem colocando graxa na suspensão que a sobra começar a sair pela borracha entre o braço eo rolamento no quadro é o momento de parar de colocar graxa.

Raoni Sales disse...

eu ja tinha uma graxeira mas nao sabia por que da quele bico diferente...
valeu a dica....
tenho uma hilux sw4 1993 4x4 e estou montando pouco a pouco tudo é muito custoso então faço eu mesmo...

Raoni Sales disse...

eu ja tinha uma graxeira mas nao sabia por que da quele bico diferente...
valeu a dica....
tenho uma hilux sw4 1993 4x4 e estou montando pouco a pouco tudo é muito custoso então faço eu mesmo...

Marconi Sousa disse...

Como faço para adquirir uma máquina dessas pneumática? .

Anderson Gava disse...

Boa noite. Quais as mesidas dos bicos graxeiros do fusca 1300 ? Preciso comprar.

Emerson Dinelli disse...

Boa noite. Quais as medidas dos bicos graxeiros do fusca 1300 ? Preciso comprar.