segunda-feira, 10 de junho de 2013

Dicas de manutenção - Velas de ignição

  Olá amigos, quanto tempo faz que você não olha ou pede para alguém olhar as velas do seu fusca ou derivado? Se faz tempo é bom dar uma olhada e ver como elas estão, pois você pode estar gastando mais combustível do que deveria ou estar prejudicando o motor do seu vw a ar.
  Neste guia vamos dar dicas e ensinar detalhes para melhorar o desempenho do seu carro. Seguem abaixo os principais problemas com as velas e que com uma simples verificação do seu estado é possível diagnosticar o problema.


MOTOR EM BOAS CONDIÇÕES - A vela tem aspecto de coloração marrom, marrom-claro ou cinza, cinza-claro. A vela está trabalhando perfeitamente e deve ser verificada a distância dos eletrodos e ser efetuada a sua limpeza a cada 3.000 km.


CARBONIZAÇÃO ÚMIDA - A vela apresenta um aspecto úmido, brilhoso e preto. Causando dificuldade na partida do motor e falhas na marcha lenta. As causas podem ser anéis do pistão ou cilindro desgastado ou ainda a falta do assentamento do pistão/anéis/cilindros (principalmente em motores retificados). As soluções são a revisão ou troca dos anéis ou retificação dos cilindros.


ENCHARCAMENTO - A vela tem a sua ponta encharcada de combustível, causando dificuldade na partida, marcha lenta irregular ou falha no motor. As principais causas são motor afogado, falhas na carburação ou água no sistema de combustível. podendo ainda ser causada pela folga irregular dos eletrodos da vela e ainda problemas na ignição. A solução deverá ser a seguinte, realizar as regulagens de carburador ou afogador, secagem das velas e regulagem da folga entre os eletrodos (caso as velas estejam em bom estado).


ISOLADOR QUEBRADO - Causa a falha e o baixo desempenho do motor. O bico isolador está trincado ou mesmo quebrado. É causado normalmente por choques térmicos, originados por aquecimento ou resfriamento bruto ou ainda por choques mecânicos da detonação (batida de pino). E ainda o uso de ferramenta inadequada para regular o espaço entre os eletrodos. É necessário fazer a revisão do motor e substituir as velas.


SUPER AQUECIMENTO - O bico isolador aparenta uma cor esbranquecida e com grânulos na superfície. O motor bate pino e apresenta perda de desempenho em altas velocidades, em subidas ou com carga elevada. As principais causas são o ponto de ignição adiantado, mistura ar/combustível pobre, deficiência na refrigeração do motor, aperto insuficiente da vela, combustível com baixa octanagem e ainda vela de ignição muito quente. As soluções são realizar as regulagens necessárias, utilizar combustível de qualidade (abasteça em postos de sua confiança) e em caso de velas muito quentes substituir por velas adequadas ao seu carro.

Existem mais alguns outros problemas, mas estes são os principais e que são fáceis de ser identificados, para fazer as regulagens ou tocas da velas é necessário a chave de vela...
...no kit vem uma chave e uma haste para fazer a operação e custa bem barato, a média de preço gira em torno de R$15,00 a R$25,00.
  No manual do fusca existe uma área específica sore o cuidado com as velas, como a maioria de nós não tem o manual fica complicado saber destes detalhes, mas não se preocupem, aí vai a parte do manual sobre vela...
...como está sendo mencionado na imagem, a distância dos eletrodos deve ser de 0,6 a 0,8 mm, realize esta medição usando um calibre de lâminas e acredite que esta regulagem faz sim muita diferença, já me disseram que esta distância não faz diferença, mas acredite que faz, a regulagem correta deixa o carro mais disposto e com a queima de combustível correta, o carro ganha em desempenho e em economia. Segundo a Volkswagen a substituição em média ocorre aos 15.000 km e o jogo de boa marca (Bosch ou NGK) não custa mais de R$50,00. O aperto da vela vem descrito nas caixas de vela e não deve ser excessivo.

Esse diagnóstico é simples e garante um bom funcionamento do motor, aumentando assim a sua vida útil.

Cangaceiros VW's de Pernambuco

Nenhum comentário: