sexta-feira, 24 de julho de 2015

O seu fusca do seu jeito (Parte 4): Resto cal look/Resto custom

Já conhecemos um pouco sobre alguns estilos seguidos pelo mundo quando o assunto é personalizar o fusca. Embora sempre dizemos que antes de seguir as "regras" de cada um destes estilos, é fundamental dizer que o mais importante na personaliação do seu fusca é ser feliz, fazer do seu agrado, colocar a sua identidade no carro.

Como estamos fazendo uma série de posts sobre os estilos que são personalizados os fuscas pelo mundo, aqui vamos falar um pouco sobre o Resto cal look ou Resto custom. 

O termo "Resto" vem da palavra "restoration" ou "restored", o termo "Cal" vem da palavra "California" e o termo "look" vem de "visual". Sendo a tradução literal do Resto cal look, para o portugês, Visual California Restaurado. Seria aquele visual californiano que já abordamos aqui, em outro post, com algumas características específicas.

O estilo Resto Cal surgiu no início dos anos 90 nos Estados Unidos a partir dos modelos Cal look. Enquanto os carros personalizados no estilo Cal look tinham uma maior liberdade de criação, desde acessórios e cores à mecânica forte, o Resto cal segue a linha da "originalidade", ou seja, apesar de uma boa customização, não havia o apelo das cores berrantes ou modificações na estrutura ou carroceria dos carros, além de que os VW que eram customizados neste estilo eram até o ano de 67 (considerando modelos alemães).

Aqueles que queriam personalizar seus VW, mas que, de certa forma, queriam manter certa originalidade nos seus carros, restauravam, incrementavam com acessórios de época e modificavam a suspensão. Não necessariamente a mecânica era alterada, ou seja, não havia problema em manter um motor 1200cc original, contanto que o visual agradasse. A idéia era exibir os carros como obras de arte old school.


Volante da linha Porsche é um acessório disposto neste exempo.

As principais características de um VW no estilo Resto cal são:
. Carroceria sem modificações estruturais;
. Pintura seguindo padrões originais;
. Suspensão rebaixada na frente e atrás, ao máximo;
. O eixo de suspensão dianteiro deve ser encurtado (essa técnica faz com que os pneus fiquem mais ao centro do paralama, permitindo menor altura sem raspar);
. Inclusão de acessórios de época como bagageiros, contagiros, espelhos, e outros tantos que foram produzidos para o fusca, porém sem exageros;
. O motor pode ser original ou mais forte;
. Rodas de época com furação 2x205 originais para VW ou da linha Porsche antigos ou modernas, contanto que não haja a perda da característica old school;
. Pneus maiores na traseira e com perfil baixo na frente;
. Interior original com incremento de alguns acessórios;
. Painel original com o incremento de alguns acessórios.



Hoje o estilo Resto Cal é amplamente difundido no mundo todo e há vários grupos que mantém seus carros customizados apenas no estilo Resto Cal. German Folks; German Resto Kommando; West Coast Ridaz Japan, Brazilian Folks são alguns dos grupos ou famílias que seguem inteiramente o estilo Resto Cal no mundo.

Algumas imagens de fuscas no estilo:



 







Esperamos ver muitos Resto Cal pelas ruas brasileiras (e porque não nordestinas) rodando e torcendo os pescoços!

Cangaceiros VW

Um comentário: