quinta-feira, 25 de junho de 2015

22 de junho, dia mundial do fusca

Nesta última segunda feira, foi comemorado o dia mundial do fusca, mas qual a história por trás desta data comemorativa?

A data é comemorada desde o ano de 1995 e foi estabelecida durante o 5º encontro de Bad Camberg, um dos maiores eventos relacionados aos modelos aircooled no mundo. 

O dia faz referência à data de assinatuda do contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e o Dr. Ferdinand Porsche em 1934. Segundo este contrato a Eng. h.c. Ferdinand Porsche GmbH deveria desenvolver o Volkswagen e apresentar o primeiro protótipo em 10 meses a partir desta data. Foi o dia que deu início à vitoriosa saga do Volkswagen sedan, o dia em que tudo começou.

Apesar de não ser uma data formalmente homologada por autoridades, esta é uma referência para comemoração e, em todas as partes do mundo, é dia de "colocar o vw nas ruas".


Colaboração:
Dr. Bernd Wiersch: AutoMuseum Volkswagen Wolfsburg

Sr. H.W. Lottermann: Organizador do Evento Bad Camberg
Alexander Gromow: Presidente do Fusca Clube do Brasil

Texto adaptado do site:
http://www.ploon.nl/int-vw-day/portuguese.htm


Para não passar em branco, como em outras tantas partes do Brasil e do mundo, aqui na terrinha houve um encontro em comemoração à data. Aconteceu no Parque Santana, com a organização de Mauro Galvão, Divulgação de Eduardo Dudu, Cesar Siqueira e Adalberto Guedes, com apoio do Clube do Fusca de Pernambuco e de outros grupos e clubes que se fizeram presentes. O encontro aconteceu no dia 21, domingo antecedente à data oficial, mas rendeu muita gente boa, muitos carros impecáveis e outros cheio de personalidade, além de outros carros de outras marcas que prestgiaram o evento.

Algumas fotos de lá:






Era domingo...













Como a data é perto do dia de São João, rolou um forró lá com Fernandinho!











O sucesso do evento foi, certamente, devido à disposição de tirar os carrinhos de casa e encontrar com tantos outros!

Cangaceiros VW

Nenhum comentário: